Polícia & Bombeiros
Jornal faz alerta sobre ‘golpe da ligação muda’, aplicado com ajuda da IA
9 de outubro de 2025
Um novo golpe utilizando Inteligência Artificial tem preocupado autoridades e especialistas em segurança digital. A prática, que já foi tema de alerta no Jornal da Band, envolve ligações telefônicas em que criminosos utilizam a própria voz da vítima para criar áudios falsos.
A tática começa com uma chamada silenciosa. Quando a pessoa atende e diz frases como “alô” ou “quem está falando?”, o criminoso grava a voz e a utiliza em softwares de IA que reproduzem falas com o mesmo timbre e entonação. Com isso, golpistas podem simular a voz da vítima em outras situações, como fraudes bancárias ou pedidos de transferência de dinheiro a familiares.
Segundo especialistas, não é necessário muito tempo de gravação para que a inteligência artificial consiga imitar uma voz com precisão. Bastam poucos segundos para que o sistema gere frases completas, o que torna o golpe ainda mais perigoso e difícil de identificar.
O alerta é para que as pessoas redobrem a atenção, inclusive com ligações aparentemente normais. Desconfiar de chamadas de números desconhecidos, evitar fornecer informações pessoais por telefone e utilizar sistemas de verificação em duas etapas são algumas das recomendações para evitar ser vítima desse tipo de fraude.
O uso da IA em golpes representa um novo desafio para a segurança digital e mostra como a tecnologia, embora útil, também pode ser utilizada de forma maliciosa.
Veja a matéria:
