Pular para o conteúdo
No data was found

Cotidianas

- Mococa

Salário quebrado de novo? Prefeitura de Mococa segue pagando servidores por meio de parcelamentos

12 de janeiro de 2026

Servidores da Prefeitura de Mococa procuraram a redação do TVD Notícias para denunciar a continuidade de uma situação que marcou o ano de 2025: o pagamento parcelado de salários.

Segundo os relatos, após o depósito de 60% do valor, os trabalhadores foram informados de que os 40% restantes seriam pagos na sequência. No entanto, o crédito realizado nesta sexta-feira (09) — que, segundo os servidores, não corresponde ao quinto dia útil, prazo legal para pagamento — foi de apenas 23%, deixando parte do salário em aberto.

“Pagaram uma parte, disseram que o restante cairia hoje e depositaram só 23%. Estamos injuriados”, relatou um servidor à redação.

A situação não é isolada e vem se repetindo desde o ano passado, com atrasos e fracionamento dos salários, atingindo servidores de todas as pastas e não apenas da Educação. A Prefeitura de Mococa chegou a encaminhar um comunicado via WhatsApp direcionado à Educação informando que, de forma excepcional, servidores que entrariam em férias no dia 7 de janeiro receberiam salário integral de dezembro, 1/3 de férias e, em alguns casos, pecúnia. No mesmo aviso, a Secretaria de Finanças informou que o adiantamento de férias referente ao mês de janeiro só seria pago integralmente no quinto dia útil de fevereiro.

Enviado na tarde desta sexta-feira praticamente no encerramento do expediente municipal, o comunicado, no entanto, não esclarece o pagamento parcelado dos salários nem justifica a diferença entre o valor anunciado e o efetivamente depositado aos servidores.

Procurado pelo TVD Notícias, o Sindicato dos Servidores Públicos informou que a Prefeitura Municipal de Mococa divulgou um cronograma oficial prevendo o pagamento do salário de dezembro com 60% no dia 8 de janeiro de 2026 e os 40% restantes no dia 9. Segundo o Sindicato, os 60% foram pagos na data prevista, porém, no dia seguinte, quando deveria ocorrer a quitação, a Prefeitura depositou apenas cerca de 23%, deixando 17% do salário em aberto, descumprindo o próprio comunicado divulgado pela Administração.

Ainda de acordo com o Sindicato, a situação causa “grave prejuízo aos servidores, que organizaram suas contas contando com o recebimento integral do salário”. A entidade destaca que salário é verba de natureza alimentar, protegida pela Constituição, e não pode ser pago de forma parcial sem previsão legal ou acordo e informou ainda que há uma suposta previsão de que os 17% restantes sejam pagos apenas nos dias 12 ou 13 de janeiro, o que reforça o descumprimento do cronograma oficial, e afirmou que exige respeito aos trabalhadores que mantêm os serviços públicos funcionando. Segundo a entidade, providências já estão sendo tomadas.

O TVD Notícias segue acompanhando o caso e permanece aberto para manifestação oficial da Prefeitura de Mococa.

Fonte: TVD Mococa

plugins premium WordPress