Esporte e Lazer
CBF capacita profissionais para “Gol do Brasil” em Guaxupé
2 de maio de 2023
A fase de capacitação dos profissionais selecionados foi concluída com um evento no Estádio Municipal.
FONTE: PREFEITURA DE GUAXUPÉ
O Projeto “Gol do Brasil”, cujo objetivo é promover a cidadania, utilizando o futebol como ferramenta para o ensino das habilidades de vida, preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), avançou mais uma etapa em Guaxupé. O projeto é financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela administração municipal, e é voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Foi concluída na última semana a capacitação dos profissionais que estarão à frente do projeto na nossa cidade. A estação Cultural recebeu profissionais de diversos clubes do Brasil como Palmeiras, Santos e Corinthians, para as aulas teóricas e práticas dos 35 selecionados ligados ao esporte, em sua maioria profissionais de educação física
A premissa é o futebol como ferramenta pra levar esporte a crianças em vulnerabilidade social através de dez habilidades de vida pré-estipuladas pela FIFA/CBF. São elas:
1- Auto conhecimento
2- Relacionamento interpessoal
3- Empatia
4- Lidar com sentimentos
5- Lidar com stress
6- Comunicação eficaz
7- Pensamento Crítico
8- Pensamento Criativo
9- Tomada de decisão
10-Resolução de problemas
Vale ressaltar que o objetivo do programa não é a revelação de atletas do esporte, o que pode ocorrer, mas não é o que se espera. O “Gol do Brasil” é um projeto social.
No último sábado (29/04) em um evento já com as crianças no Estádio Municipal, foi comemorada a conclusão desta fase. Dezenas de crianças (em situação de vulnerabilidade social) participaram do evento já uniformizadas com as camisetas (o restante do uniforme será entregue a elas em breve). O evento contou com a participação de autoridades, servidores e da equipe da CBF.
A abertura oficial acontece nas festividades do aniversário de Guaxupé, dia 03 de junho e deve se estender inicialmente por 18 meses, podendo ser estendido. Crianças de 06 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social são o público alvo.