Política
Comissão de Obras acompanha andamento da construção da Estação de Tratamento de Esgoto
14 de julho de 2023
A retomada da obra aconteceu no mês de outubro de 2022; Comissão verificou que 40% do projeto foi executado até o momento.
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Guaxupé esteve na manhã dessa quarta-feira (12) na construção da Estação de Tratamento de Esgoto, na Estrada dos Tomateiros, Zona Rural do município. A comissão formada pelos vereadores Maria José Cyrino Marcelino (Presidente); Donizetti Luciano dos Santos e Paulo Rogério Leite Ribeiro, acompanhados pelo Coordenador de Projetos e acompanhamento da Obras da Prefeitura de Guaxupé, Elvis Héliton de Melo Lima, foram recebidos pelo engenheiro André Luiz de Souza Carneiro.
Durante a visita, a comissão verificou que 40% da obra foi executada. A construção da ETE foi retomada em outubro de 2022.
Rotatividade
As obras da ETE começaram em novembro de 2013, foram viabilizadas na época, com recursos da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA). Por causa de problemas técnicos e financeiros, a construção foi paralisada em 2017 e retomada em 2022 após a renovação do convênio.
O valor desta etapa da obra, de R$ 14,335 milhões, são provenientes de recursos da FUNASA, que é responsável pela fiscalização da aplicação do recurso; e da COPASA, responsável pelos projetos, orçamentos, e acompanhamento da construção. A obra é executada pela Construtora FOCO e mais de 30 funcionários são de Guaxupé.
Durante a visita os vereadores foram informados de que a alta rotatividade de funcionários é um dos desafios para construção da ETE. Para se ter uma ideia, a empresa passou seis meses procurando carpinteiro para a obra.
A previsão é de que a obra seja entregue em outubro de 2024.