Política
- Guaxupé
Vereadores aprovam projeto de aumento de 5% dos salários dos servidores públicos de Guaxupé
26 de janeiro de 2024
Aumento dos servidores segue o índice do INPC, que foi de 3,71%. Reajuste também é válido para Conselheiros Tutelares.
A Câmara de Guaxupé votou durante a 1ª Sessão Extraordinária de 2024, o Projeto de Lei do Executivo nº 03/2024, que “fixa percentual para reajuste geral dos vencimentos, proventos e pensões dos servidores ativos e inativos da administração pública direta e indireta do município de Guaxupé, dos servidores do magistério, dos agentes comunitários de saúde, agentes de controle de vetores e conselheiros tutelares”. O projeto foi aprovado em dois turnos e segue para a sanção o prefeito para que o reajuste possa ser pago na folha de pagamento do mês de janeiro.
O percentual de reajuste proposto pelo Poder Executivo foi de 5%. O reajuste dos servidores segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro de 2023, que foi de 3,71%. Com o aumento os servidores terão ganho real de 1,29%.
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate à endemias tiveram aumento maior, uma vez que o piso nacional da categoria é de dois salários-mínimos.
“Eu, e acredito que todos os vereadores, acreditamos que os servidores mereciam um aumento até maior, mas foi o que o prefeito sugeriu e a gente não pode mexer nesse valor dos 5%”, disse o líder do prefeito, vereador Donizetti Luciano dos Santos.
Durante a discussão do projeto, os vereadores relembraram ocasiões em que legislaturas anteriores alteraram o valor do reajuste, o que prejudicou o pagamento do salário dos servidores.
“A gente queria que fosse 10 (por cento), mas já tivemos uma situação nessa casa, onde a alguns anos atrás um vereador fez uma emenda de 7% e acabou arrebentando com a vida do servidor e foi pago só em setembro”, explicou o vice-presidente Paulo Rogério Leite Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Guaxupé