
Cotidianas
- Guaxupé
Dr Milton Biagioni Furquim faz tributo á Guaxupé
31 de março de 2025
“Publico este poema – tributo a guaxupé em recompensa à minha colhida como filho desta terra.
Tributo a Guaxupé. Guaxupé, tu és singular. Tu és especial.
Onde plantamos boas sementes é o lugar onde colhemos bons frutos…Vim de uma terra distante, com sonhos e muitos planos… Por ti fui acolhido e hoje faço parte da tua história. Guaxupé, com o trabalho de muitos, tornou-se formosa, majestosa, tu és amada, e imperiosa. Cidade da multimistura, berço de muitos. Muito me orgulho em viver neste solo mineiro, aqui, ter criado minhas raízes e dizer que: és tu a cidade que me faz Feliz!
Guaxupé, terra de gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constroem o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para com este torrão abençoado.
Aqui, cada munícipe é um ponto de apoio na constante construção de uma Guaxupé melhor, que por meio de valores sólidos ajudam a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscar no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem faz o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Guaxupé mais justa e cidadã.
Nesta terra abençoada, todos cumprem diariamente sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; sem perder de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos; existem sim barreiras e desafios que serão transpostos sempre que for da vontade daqueles que governam e principalmente, se for fruto do anseio do nosso povo.
É com orgulho, que sou Guaxupeano, pois aqui tenho minha vida e família, aqui deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Tenho muito respeito e carinho pelo povo desse povo de Guaxupé, onde homens e mulheres que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra.
Guaxupé é cenário para muitas histórias de vida, e tem em sua raiz a marca das mãos de nossa gente, que com muito suor ajudou a construir quem somos hoje. Temos uma imensa satisfação de termos nossas origens em uma das mais belas cidades das Alterosas, e queremos retribuir isso com muita dedicação, comprometimento e trabalho.
Desde o início, sempre esteve enraizada por uma rica cultura e tradições que se preservam até os dias de hoje. Pessoas, famílias e gerações que deram origem a um povo batalhador e de alegria contagiante, que motiva a todos a continuar esta trajetória que nos traz tanto orgulho.
No decorrer do tempo, fomos desafiados em muitas situações, e mesmo se por algum motivo nos sentíssemos desanimados, olhávamos ao redor e víamos a imensidão de horizontes que temos para alcançar. Vamos continuar unindo forças para fazer de nossa cidade um lugar melhor para todos aqueles que aqui vivem.
Não nos cansamos em dizer que temos orgulho de nosso município e de nossa gente, que a cada dia, mês e ano está caminhando junto, para alcançar os objetivos e levar o nome de Guaxupé para todo o Brasil.
Com o coração alegre, parabenizo nossa cidade de lutas e muitas conquistas. Sabemos que no caminho existem desafios a serem vencidos, mas com muita garra e força de vontade vamos fazer de nossa terra um lugar cada vez melhor. Acolher, crescer, se desenvolver, e mais do que isso, contribuir para que outros também possam vir junto nesta caminhada e continuar escrevendo nossa linda história.
Dedico esse poema, mesmo que alguém discurse que você seja um dilema, te defenderei, porque foi aí que encontrei a alegria de viver.
Oh, minha amada Guaxupé, terra de gente humilde, honesta e trabalhadora, acredito no seu desenvolvimento e também no crescimento.
Guaxupé, que no passado, todos se uniram e lutaram, por um sonho, sonho esse que hoje é realidade, transformar um povoado em uma cidade.
Cidade que mantém suas tradições. Povo inteligente, culto, honesto, incorruptíveis, altruísta e que não suporta mexericos.
Sociedade conservadora, discreta, adora praticar caridade, cidade voltada para o futuro. A cidade se destaca pelo seu imenso romantismo. Pena que o Jorge Amado não conheceu a cidade da Lola, do Rei do Gado e de tantos outros. Ou será que ele conheceu?
O passado e o futuro se fundem e fazem de Guaxupé a terra dos contos, dos versos e das prosas. Terra da comida boa, de gente bonita, hospitaleira, com jeito interiorano que engrandece a grandeza dessa gente.
Terra do caminho das ‘abéias’.
Gente essa, que se orgulha de ser dela habitante. Com sua formosura que irradia elegância. Com suas praças e parques onde arvoream a esperança.
Guaxupé…decantada por poetas, cordéis e repentes. De gente com mentes criativas, trabalhadoras e competentes. Gente com jeito de gente, terra de gente simplesmente. As vezes nublada, as vezes chuvosas; com noites frias, manhãs amenas e tardes quentes.
Com todas as qualidades e diferenças, ainda é o lugar onde os sonhos são possíveis. Terra tupiniquim, povo que nada teme, e tenta vencer, não se incomodando se o serviço for de manhã, de tarde, a noite ou de madrugada.
Terra alegre, acolhedora. Filha do Sol do Equador. Tem belezas naturais. Um povo cheio de amor. A graça jovial que te recobre. És linda de perto, encanta de longe.
Neste momento único, quero expressar todo o carinho e admiração que sinto por você. Sua presença ilumina a vida daqueles ao seu redor, e cada momento compartilhado é motivo de gratidão. Que cada passo dado seja acompanhado por boas energias e sorrisos. Continue sendo essa cidade incrível, inspiradora e cheia de luz que todos nós amamos.
Estamos hoje e sempre celebrando não apenas o seu progresso, mas também a incrível jornada de crescimento e superação que você tem trilhado junto com seu povo. Sua determinação e força inspiram todos ao seu redor, e é um privilégio fazer parte da sua vida.
Que este novo ano seja um capítulo de conquistas extraordinárias e realizações grandiosas. Continue sendo a inspiração que você é para todos guaxupeanos ou não, tocando corações e fazendo a diferença no mundo. Que cada dia seja uma oportunidade para brilhar ainda mais, iluminando o caminho não apenas para você, mas para todos nós.
Chega um momento em nossas vidas em que tudo vai ficando cada dia mais leve. Vamos nos desfazendo de algumas necessidades e reduzindo gradativamente o peso das bagagens. As opiniões dos outros são realmente dos outros e mesmo que sejam sobre nós, não têm importância nenhuma.
Vamos, pouco a pouco, abrindo mão de certas certezas, pois já não estamos mais certos de quase nada. E isso não nos faz a menor falta. Vamos descobrindo que não existe o certo e o errado e nem mesmo o bem e o mal absolutos. Não mais nos questionamos tanto os “porquês” das coisas, o que passou, passou. Percebermos que não temos controle de tudo, ou melhor, não temos controle de nada, e que a vida é o que nos foi destinado, ou então o que optamos, essa coisa das escolhas, que nos vai perseguindo pelo tempo afora.
Enfim, temos a vida que temos, com as nossas realizações triunfais e nossas crises catastróficas. E, por fim, entendemos que tudo o que importa é fazer aquilo que gostamos de fazer; é estar com quem gostamos de estar, é ter paz, é viver sem medo, é fazer o que nos faz feliz. Bom, o resto, é resto. Guaxupé será sempre mais. Aqui se faz a diferença.
Sei que amar não é só dizer te amo. Sei também que meu amor por você não é só isso. Ele é tão imenso que não consigo explicar o suficiente e nem provar o bastante, mesmo dando minha vida pela sua, ainda assim seria pouco para um sentimento tão intenso!
Mas hoje, posso usar as palavras para dizer que te amo.
Palavras que não existem por prazer, e sim por você.
Palavras que busco no mais profundo sentimento sobrenatural.
Guaxupé, terra de café e sonho,
Berço de uma história, que é orgulho nacional.
Fundadores visionários, com mãos que plantaram,
Transformaram a terra, no maior exportador do Brasil, sem igual.
A economia de Guaxupé é baseada na atividade agrícola, sendo que o café é o principal produto de cultivo. A produção do café foi e é tão importante que, como conseqüência, Guaxupé conta com uma imensa Cooperativa de Cafeicultores (Cooxupé). Além da Cooxupé, podemos destacar a Exportadora de Café Guaxupé , que exporta o produto para vários países.
As famílias Magalhães Gomes, Nasser, Gamero, Gonçalves, Ribeiro do Vale, Costa Monteiro, entre outras, disponibilizaram capital para iniciar a cooperativa. Guaxupé possui criação de gado bovino leiteiro, além de rebanhos suínos, equinos e galináceos. No município existe além do café, a produção de cana-de-açúcar, laranja, milho e soja.
Hoje, ontem e sempre, nós te homenageamos,
Com um poema que conta, um pouco da tua história e dos teus sonhos.
Guaxupé, terra querida, berço de uma nação,
Nós te amamos e te respeitamos, por tudo o que você representa.
Seus campos verdes, seus cafezais floridos,
São testemunhas da história, que você ajudou a construir.
Seus filhos, orgulhosos, de suas raízes,
Continuam a escrever, a história de Guaxupé, com amor e dedicação.
Então, aqui, vai nossa homenagem,
A Guaxupé, terra de café, e berço de uma nação.
Que todo dia seja dia de alegria,
E que sua história, continue a inspirar, gerações e gerações.
Ainda, como parte de sua história, inesquecível da saudosa cafetina Lola, rainha das noitadas,
Com seu bordel animado, festivo, alegre, faziam os coronéis se divertirem.
Uma época de glória, de riqueza e de fama.
Guaxupé, Terra do Café e de tantas histórias.
Assim, podemos dizer com muito orgulho que, nós, guaxupeanos, somos detentores de memórias simples e fascinantes que fazem de Guaxupé uma cidade singular no cenário histórico/cultural do Estado de Minas Gerais.
Guaxupé, 28/03/25.
Milton Biagioni Furquim (cidadão guaxupeano)
