Esporte e Lazer
46ª Semana Guiomar Novaes: Primeiro final de semana movimenta São João da Boa Vista
19 de setembro de 2023
APAA: 46ª Semama Guiomar Novaes – Coletivo Piracema – por Adriano Escanhuela
Começou no dia 15 de setembro, sexta-feira, a 46ª edição da Semana Guiomar Novaes, realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com correalização da Prefeitura de São João da Boa Vista e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O festival, que reverencia o legado deixado pela pianista sanjoanense Guiomar Novaes (1894-1979), oferece anualmente para a população da região uma extensa e gratuita programação cultural.
Antes da solenidade de abertura, no Theatro Municipal, o animado público foi recepcionado pelo duo formado por Carlos Henrique Toni e Hector Theodoro no foyer, onde pode também conferir as obras que compõem a exposição coletiva “Resgate Cultural”, com trabalhos em pintura, desenho e escultura, produzidos por artistas da região e com curadoria de Lucas Zofanetti.
Os ingressos para a sala de espetáculos se esgotaram em instantes. Participaram da cerimônia oficial, no palco do teatro, a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, a prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Gomes, o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Tarcísio Munhoz, o diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte, Glaucio Franca, e o curador da exposição.
Após as falas das autoridades, o público foi agraciado com uma apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP. A orquestra seria regida por João Carlos Martins, maestro de renome mundial. O músico, contudo, foi impedido de viajar por recomendação médica e, portanto, teve de cancelar sua participação no evento. Enviou, porém, um simpático vídeo que foi transmitido ao público, no qual saudou a cidade e ainda mostrou uma carta de incentivo escrita a ele por Guiomar Novaes em 1954.
Com a ausência de João Carlos Martins, a regência ficou a cargo do maestro assistente Wallas Pena e a apresentação contou ainda com as participações do pianista Davi Campolongo e do soprano Karen Stephanie. Apesar da mudança do programado, o público vibrou com a apresentação. Wallas conduziu a orquestra brilhantemente e ainda envolveu a plateia com momentos de descontração. Entre os destaques do repertório vieram “Don’t cry for me Argentina”, na qual Karen mostrou seu talento e extensão vocal, “The stars and stripes forever” e o encerramento com “Trem das onze”, tendo o teatro todo como coro.
A programação do sábado começou dominada pelo circo, que levou alegria para as crianças – e para as crianças já crescidas – em espaços ao ar livre. O Coletivo Piracema arrancou gargalhadas com os esquetes de humor de sua “Festa na Roça”, que contou ainda com surpreendentes números de malabarismo, e o POIN & Circo chamou todo mundo para participar de sua apresentação musical na palma da mão.
A noite foi encerrada no Theatro Municipal com a ópera “Elixir do Amor” de Gaetano Donizetti. Essa montagem, que está circulando pelo estado, tem um objetivo educativo. Além da apresentação em si, o público aprende um pouco sobre a história dessa linguagem artística e algumas de suas características fundamentais em incursões feitas pelo diretor Paulo Esper.
Domingo teve mais atividades para as crianças. A Cia BuZum! levou aos predinhos do Xingu, região bastante afastada do centro de São João da Boa Vista, o espetáculo “Aquela Casa”, teatro de bonecos apresentado no interior de um ônibus com cenografia toda especial. Eduardo Salzane, por sua vez, levou à Praça Joaquim José o seu “Circo Valise”, um delicado teatro de manipulação com divertidos efeitos sonoros.
O espaço da praça conhecido como Fonteatro recebeu, em seguida, uma apresentação do Coral Elohim, atração local, com um repertório bastante eclético, passando por Andrea Bocelli, Roberto Carlos, John Denver e até um número inspirado no filme “Mudança de Hábito”, estrelado por Whoopi Goldberg. Mas a emoção tomou conta mesmo quando um dos membros do coral resolveu aproveitar a ocasião para fazer ali no palco um pedido de casamento. E ela disse sim!
E, encerrando a programação do primeiro final de semana, as atrizes Ju Knust e Vanessa Gerbelli encantaram o público do Theatro Municipal com “Parabéns, Sr. Presidente – In Concert”, cativante espetáculo no qual interpretam dois dos maiores ícones da cultura do século XX – respectivamente, Marilyn Monroe e Maria Callas.
O primeiro final de semana da 46ª Semana Guiomar Novaes movimentou mais de duas mil pessoas. E a programação segue até o dia 24 de setembro, domingo, com atividades das mais diversas. Ainda se apresentam pelo festival Wagner Tiso, O Teatro Mágico, WinniT e muito mais.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas – como o Revelando SP, o Circuito SP, entre outros -, do Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo o fomento e a difusão da produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.