
Cotidianas
- Guaxupé
A reciclagem está transformando vidas em Guaxupé (MG)
21 de fevereiro de 2025
A reciclagem em Guaxupé tem gerado grande impacto socioambiental na cidade, beneficiando catadoras e catadores e o meio ambiente
A reciclagem vai muito além da preservação ambiental: ela transforma vidas. Em Guaxupé, o Projeto Separa+, uma parceria da Prefeitura, Instituto Recicleiros, Delterra e Recicla Guaxupé, reforça o compromisso não só com o meio ambiente e com a nossa cidade, mas também com os trabalhadores que vivem da reciclagem. Os cooperados da cooperativa de reciclagem Recicla Guaxupé são os grandes protagonistas dessa história, e seu trabalho, tão importante para a cidade, depende diretamente do engajamento da população na separação correta dos materiais.
Recicla Guaxupé: mais do que reciclagem, um meio de sustento dos cooperados
Atualmente, a cooperativa Recicla Guaxupé conta com 21 catadoras e catadores, que têm na reciclagem sua principal ou única fonte de renda. Hoje, a unidade processa cerca de 50 toneladas de recicláveis mensalmente, mas seu potencial é muito maior: pode processar mais de 200 toneladas por mês, o que significa que mais postos de trabalho podem ser ocupados por pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho e renda dignos. Além disso, o aumento de materiais também abre a possibilidade de aumentar os ganhos dos cooperados.
Capacitação e dignidade para os trabalhadores
O processo de incubação realizado pelo Instituto Recicleiros na Recicla Guaxupé, bem como o apoio da Prefeitura Municipal e a consultoria da ONG ambiental Delterra, tem promovido uma verdadeira transformação social ao oferecer capacitação e estrutura para os cooperados. O objetivo é garantir condições seguras, saudáveis e eficientes de trabalho, promovendo inclusão e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.
“O que a cooperativa mudou na minha vida? Hoje eu tenho minha renda, consegui tirar minha habilitação e estou adquirindo muito conhecimento, tanto pessoal quanto profissional. E vamos em busca de mais coisas, porque o que move a gente são os sonhos.” – Daniela Paulino da Silva.
“Desse trabalho eu consigo tirar o sustento da família, consegui conquistar o meu carro e uma viagem que eu tanto queria. Sou muito grata por ser uma cooperada da Recicla Guaxupé.” – Ana Lucia Martins Caetano.
A população tem um papel fundamental
O Projeto Separa+ chegou para reforçar que a população de Guaxupé tem um papel muito importante nessa rede de valor. O município tem feito um trabalho exemplar no desenvolvimento de estratégias para a gestão de resíduos sólidos e caminha para ser uma referência no tema. Como cidadãos, o compromisso com a cidade e com o meio ambiente é não permitir que os materiais recicláveis acabem no aterro sanitário, onde se tornarão poluentes e ocuparão espaço por centenas de anos, mas destiná-los à coleta seletiva, já que na cooperativa esses materiais ganharão uma nova chance de voltar ao mercado, reforçando a economia circular. Afinal, separar os materiais de forma correta é um ato de responsabilidade social.
Para ampliar a conscientização, os cooperados estão realizando visitas porta a porta, orientando os moradores sobre como participar ativamente da coleta seletiva. Essa ação não só incentiva a reciclagem, mas também fortalece os laços entre a comunidade e os trabalhadores da Recicla Guaxupé.
Para saber mais sobre como separar os recicláveis, envie uma mensagem para o e-mail reciclaguaxupe@gmail.com ou para as redes sociais da Recicla Guaxupé, @reciclaguaxupe no Instagram ou Facebook.
