Cotidianas
- Caconde
Auren Energia realiza Parada Geral na UHE Caconde em junho
2 de junho de 2025
Com duração média de 20 dias, manutenção preventiva faz parte do cronograma de Operações e Segurança de Barragens da companhia e visa assegurar a excelência operacional da hidrelétrica
A Auren Energia, em linha com o seu compromisso contínuo com a segurança e eficiência na geração de energia limpa e de fonte renovável, inicia, a partir do dia 2 de junho, a Parada Geral programada na Usina Hidrelétrica de Caconde, localizada no rio Pardo. A atividade faz parte de um conjunto de ações preventivas dos programas de Operação e Manutenção da companhia, que visam garantir a excelência operacional e a integridade das suas estruturas, e tem início com a parada total das unidades geradoras programada entre os dias 2 e 23 de junho.
Segundo Fernando Sestari, gerente do Centro de Operações da companhia, a interrupção total das operações é fundamental para garantir a segurança da equipe de manutenção e a eficácia dos reparos. “Importante ressaltar que a UHE Caconde é segura e opera dentro de rigorosos padrões de segurança. Esta manutenção programada visa justamente manter a integridade e a confiabilidade da estrutura para que possamos seguir gerando energia limpa para o País com a excelência pela qual somos reconhecidos. São centenas de equipamentos e sistemas de monitoramentos constantes e dezenas de profissionais altamente qualificados envolvidos e a Parada Geral vem para somar a um conjunto robusto de ações preventivas”, reforça Sestari.
Ao todo, a parada programada terá duração média de 20 dias. Equipes especializadas atuarão na inspeção e, quando necessárias, na realização de manutenções corretivas, de equipamentos e componentes da hidrelétrica. Para viabilizar toda a operação, será preciso realizar o controle de vazões por meio do vertedor de superfície, o que irá gerar um aumento do fluxo de vazões no canal de restituição localizado entre a barragem de Caconde e o encontro com o Rio Pardo, passando pela área a jusante conhecida como “Usina Velha”. As vazões poderão sofrer alterações em razão da necessidade de gestão do nível do reservatório.
Segurança
A Parada Geral contará com a atuação das equipes de operação e manutenção e da companhia e especialistas do setor, seguindo todas as normas do setor elétrico com o objetivo de gerar o mínimo de alterações possíveis. No entanto, com o aumento do nível do rio imediatamente à jusante, a companhia reforça para que turistas e a comunidade como um todo evitem acessar a região e áreas próximas à usina até a conclusão dos trabalhos. Além de recomendações já conhecidas, como usar sempre usar colete salva-vidas e buscar balneários públicos, é orientado que banhistas e pequenas embarcações evitem as áreas próximas à hidrelétrica durante o período de manutenção. Também é indicado que equipamentos de pesca sejam recolhidos nas proximidades da usina.
“A Auren Energia tem um compromisso com o bem-estar da população no entorno de nossas operações. Por isso, além da comunicação aos órgãos reguladores competentes, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), também emitimos comunicados oficiais para as autoridades competentes e para a comunidade por meio do nosso canal de comunicação, o Diálogo Aberto. Esta comunicação será mantida durante toda a operação e a população pode nos contactar sempre que tiver dúvidas”, completa Sestari.
Meio Ambiente
A companhia manterá a execução dos programas ambientais durante a parada programada, na área de influência da operação. A ação inclui atividades de campo, com equipes de profissionais especializados no salvamento de peixes, se necessário.
Serviços
O Diálogo Aberto da companhia opera de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo número (11) 95637-5948 (WhatsApp). Por meio dele, a população pode enviar dúvidas, questionamentos e receber comunicados da empresa sobre as operações da hidrelétrica.
Sobre a Auren Energia
A Auren Energia (AURE3) é a terceira maior geradora do país, com produção de energia 100% renovável, e líder em comercialização no mercado brasileiro. A empresa está presente em nove estados, com 39 ativos com uma capacidade instalada total de 8,8 GW distribuídos entre as fontes eólica, solar e hidrelétrica. Com um portfólio completo de soluções em energia e sustentabilidade, a Auren oferece produtos que geram eficiência energética e redução de custos para apoiar clientes de diferentes portes nos segmentos do varejo e atacado. Uma das metas do negócio é contribuir com a agenda climática e auxiliar empresas na economia de baixo carbono. A Companhia é integrante do Novo Mercado e está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, o que reforça seu compromisso pela adoção das melhores práticas de governança corporativa, princípios de transparência, equidade e integridade na condução dos negócios com o propósito de gerar resultados admiráveis e um legado positivo para a sociedade.
