
Esporte e Lazer
CAMINHO DA FÉ- Em Guaxupé voluntários revitalizam o Ramal Dom Inácio
30 de novembro de 2021
O Ramal Dom Inácio liga Guaxupé ao Caminho da Fé um dos caminhos mais tradicionais do Brasil.
Voluntários de Guaxupé, no último domingo dia 28/11 iniciou um trabalho de revitalização do Ramal Dom Inácio do tradicional Caminho da Fé que liga Águas da Prata até Aparecida /SP.
O ramal foi incluído no roteiro do Caminho da Fé em 2018 e recebem constantemente ciclistas, corredores, peregrinos, cavaleiros que por religião, crença ou esporte passam pelo caminho e movimenta a economia, o turismo das cidades por onde o caminho passa.
O Caminho da Fé que sai de Águas da Prata/ São Paulo e vai até a cidade de Aparecida passa por cidades históricas e turísticas que ficam na Serra da Mantiqueira, tornando assim o caminho bonito e desafiador e possui vários ramais, dentre eles Guaxupé está incluso.
A equipe Superando Limites, que constantemente fazem caminhadas, trilhas, corridas é formada por pessoas que buscam, através do esporte uma nova forma de vida.
Segundo os membros da equipe, eles não tem finalidade religiosa e nem política, apenas prática de atividade física e procuram vitalizar os caminhos por onde passam, com totem de frases de incentivos, plantação de árvores em locais específicos etc…
“….Não temos fins lucrativos, religiosos e muito menos políticos, apenas gostamos de praticar nossa atividade e dar vida aos caminhos por onde andamos, tornando assim agradável para todos e dessa forma estamos valorizando o município e a região.
O ramal Dom Inácio é dotado de uma beleza natural inexplicável, porém não está sendo valorizado , não temos fins religiosos, apenas queremos dar vida ao caminho, pois nossa equipe é formada por pessoas de várias crenças, onde todas as crenças são respeitadas.
O nosso objetivo é o bem estar das pessoas durante caminhadas e todos os caminhos que passamos, damos vida para incentivar outras pessoas, a ideia de vitalização do ramal Dom Inácio é um objetivo da minha amiga Patrícia Ferreira, que pretende vitalizar todo o ramal…”
” Disse Daniel , um dos idealizadores da equipe.

Daniel disse também que o turismo rural dever ser mais incentivado, pois constantemente em suas caminhadas, são apoiados por fazendeiros e sitiantes que ficam no caminho. Porém deve ser feito de uma forma organizada e segura.

Que na última caminhada no ramal Dona Inácio, foram recepcionados na Fazenda Tulha e teve uma verdadeira aula sobre história da fazenda, compostagem e preservação ao meio ambiente pelo agrônomo e fazendeiro Vitor Ribeiro.

“…Essas fazendas antigas, além das belezas naturais elas são uma verdadeira história do nosso povo , aqui também temos uma área linda formada por cachoeiras, matas e montanhas cafeeiras e o povo quer conhecer!…” Encerrou Daniel
