Pular para o conteúdo

Política

- Guaxupé

Carnaval Seguro em Guaxupé: Mesa Redonda debate proteção das mulheres durante a festa

27 de fevereiro de 2025

Especialistas e autoridades discutem medidas de segurança e conscientização para combater a violência contra a mulher no Carnaval

 

Na noite da última quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Guaxupé sediou uma mesa redonda com o tema “Como fazer um Carnaval seguro para as mulheres?”. O evento reuniu vereadoras, representantes da segurança pública, profissionais da saúde e especialistas para debater formas de prevenção à violência de gênero durante a maior festa popular do país.

Entre as participantes estavam as vereadoras Maria José Cyrino Marcelino (Avante), Mônica Ribeiro de Magalhães Reis (União) e Nelzina Silveira Neto Lara (PL). O evento também contou com as contribuições de Gislaine Salomão, representante da Secretaria Municipal de Saúde; a delegada Mireli Léa Mafra, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher; a sargento Aline Fialho, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar; a GCM Guelere, da Secretaria de Segurança Pública de Guaxupé; a defensora pública Letícia Freitas; e a psicóloga clínica Alicia Fonseca Moreira.

A discussão abordou questões como os fatores psicológicos e sociais da violência contra a mulher no Carnaval, os impactos psicológicos nas vítimas, prevenção e conscientização, legislação e impunidade, além do papel das forças de segurança no combate à violência.

Durante o debate, a delegada Mireli Léa Mafra, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, destacou que a importunação sexual continua sendo um dos crimes mais registrados durante as festividades, ressaltando a importância da Lei 13.718/2018, que criminaliza essa prática. A psicóloga Alicia Fonseca Moreira enfatizou os impactos psicológicos que a violência pode causar nas vítimas.

Ao final do evento, o público presente também participou com perguntas e sugestões. A mesa redonda foi considerada um importante passo para avançar na proteção das mulheres e abriu debate para a implantação do Protocolo Não é Não em estabelecimentos como casas noturnas e bares da cidade.

Confira o debate no link: https://www.youtube.com/watch?v=-GtvBCxPaJE

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Guaxupé