
Política
- Guaxupé
Cidadã discursa na Tribuna da Câmara de Guaxupé sobre o Método de Ovulação Billings
28 de março de 2025
Durante a 8ª Sessão Ordinária, Roberta Avelino explicou benefícios do método e vereadores aprovam em primeiro turno, projeto que institui Dia Municipal do Método de Ovulação Billings.
Na noite desta segunda-feira (25/03), a cidadã Roberta Avelino da Silva Gomes utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Guaxupé a convite do vereador Marcelo Pedroza (PL) para falar sobre o Método de Ovulação Billings. Em sua apresentação, ela destacou que o método, desenvolvido na Austrália na década de 1950, é uma forma natural de planejamento familiar, permitindo tanto espaçar quanto favorecer a gestação sem o uso de dispositivos artificiais.
Roberta explicou que o método foi cientificamente estudado e reconhecido, chegando ao Brasil na década de 1970 por meio da Confederação Nacional de Planejamento Familiar (Semplafan), que forma instrutores capacitados para orientar casais e mulheres no uso adequado da técnica. Segundo a palestrante, o Método de Ovulação Billings é acessível, seguro, sem efeitos colaterais e pode ser utilizado em diferentes fases da vida reprodutiva da mulher, incluindo amamentação e pós-uso de contraceptivos. Além disso, destacou que sua própria experiência como usuária e instrutora do método que permitiu que identificasse precocemente problemas de saúde, reforçando sua eficácia no monitoramento da saúde reprodutiva feminina.
Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram em primeiro turno o Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 4/2025, que institui o Dia Municipal do Método de Ovulação Billings, a ser celebrado anualmente no dia 1º de abril. De autoria dos vereadores da bancada do PL, Marcelo Braghetta Pedroza, Nelzina Vieira da Silveira Neto Lara e Rosilene Aparecida da Silva, o projeto prevê a inclusão da data no Calendário Oficial do Município e permite que o poder público organize eventos e palestras sobre o tema. O objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios dos métodos naturais de planejamento familiar, promover o conhecimento sobre a fertilidade feminina e masculina e incentivar o diálogo sobre a saúde reprodutiva.
O projeto de lei ainda passará por uma segunda votação antes de sua aprovação definitiva. A iniciativa foi bem recebida pelos vereadores, que ressaltaram a importância de ampliar a informação sobre opções naturais e seguras de planejamento familiar.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Guaxupé
