Saúde
Com 2.363 notificações de dengue, Prefeitura Municipal de Passos decreta situação de emergência
25 de fevereiro de 2023
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de saúde.
Na tarde desta sexta-feira (24/02) a Prefeitura Municipal de Passos decretou situação de emergência em saúde pública devido à infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. O Decreto terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.
De acordo com a Prefeitura Municipal, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de saúde e também a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate e conscientização em caso de necessidade.
O decreto ainda prevê limpeza de terrenos baldios sem muros ou cercas. E ingresso forçado em imóveis públicos ou privados que estejam em situação de abandono.
A prefeitura justifica, que o decreto é devido ao alto índice de infestação de larvas e do mosquito nos meses de janeiro e fevereiro e também devido ao crescimento das hospitalizações por causa da dengue.
De acordo ainda com a Prefeitura Municipal, o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Passos tem 2.363 casos prováveis de dengue notificados.