Pular para o conteúdo

Política

Comissão Especial de Cirurgias Eletivas recebe secretário de Saúde e gestor da Santa Casa de Guaxupé

21 de setembro de 2023

Reunião aconteceu na semana passada. Comissão deve apresentar o relatório em até 30 dias.

A Comissão Especial de Cirurgias Eletivas reuniu-se no último dia 12 de setembro com o secretário de Saúde de Guaxupé Adilson de Iório Freitas, Superintendente da Santa Casa de Guaxupé Rafael Augusto Olinto, e o diretor Regulação da Secretaria de Saúde João Carneiro da Luz Neto. Esta foi a última reunião antes da finalização do relatório da comissão, que deve ser apresentado até outubro.

Dentro de 30 dias temos que finalizar a Comissão de Cirurgias Eletivas, e encaminhar a população os resultados das apurações realizadas. Já temos alguns pontos pré-definidos, mas gostaríamos de saber se os convidados têm alternativas para resolver os problemas das cirurgias eletivas’. Disse o presidente da Comissão, o vereador Marcelo de Araújo Cunha. Além dele, estavam presentes os vereadores Gustavo Vinícius Silveira de Paula, Everson Donizetti Inocêncio Alves e Maria José Cyrino Marcelino.

Durante a reunião, o secretário de Saúde explicou alguns pontos que têm prejudicado a execução das cirurgias eletiva em Guaxupé.

Há as questões das cirurgias de urgência, e que são muitas vezes extrapoladas a quantidade de cirurgias de urgência, e com isso, são suspensas as cirurgias eletivas. A tabela SUS paga muito baixo e não há reajuste há mais de 20 anos. A Secretaria contratou um auditor para acompanhamento na Santa Casa, para fiscalizar que os procedimentos cobrados pelo Ministério da Saúde são realmente executados de forma correta”,disse o gestor.

Ainda de acordo com Adilson, os atrasos acontecem muita vezes devido às cirurgias de emergências, pois, não há leitos disponíveis para a realização das cirurgias eletivas. Ele comentou durante a reunião que o Hospital não era totalmente SUS, e que, talvez seria uma possível solução ser totalmente SUS. Atualmente a Santa Casa conta com seis leitos, e quando o paciente é operado há protocolo determinando a quantidade de dias que ele deve ficar em pós-cirúrgico, então não há rotatividade, mas não há lugar para colocar os pacientes.

Saímos dessa reunião entendendo que o problema não é recurso, que o problema é o corpo clínico, que a Santa Casa já está solucionando”, finalizou o vereador Gustavo Vinícius Silveira de Paula.

O relatório da Comissão deve ser apresentado nos próximos dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Guaxupé