No data was found
Polícia & Bombeiros
- Guaxupé
Corpo de Bombeiros atende grande número de queimadas em Guaxupé e região
2 de setembro de 2025
Com o início do período de estiagem, Guaxupé e região vem enfrentando os efeitos das queimadas de forma contundente. Diversos incêndios em matas, pastos, plantações e lotes vêm afetando a rotina da população, interferindo diretamente na qualidade do ar, devastando a vegetação, além de colocar em risco a fauna local.
Somente no mês de agosto, quase 😯 ocorrências envolvendo incêndios em vegetação foram atendidas pelo 2º Pelotão de Bombeiros de Guaxupé, além de diversas outras queimadas combatidas com o apoio da Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Brigadistas dos municípios vizinhos. O alto índice de incêndios é reflexo das condições climáticas secas, ventos fortes e baixa umidade, fatores que favorecem a propagação do fogo.
Embora haja casos em que as chamas surgem espontaneamente, a maioria absoluta dos incêndios são iniciados pela ação humana. É importante reforçar que a prática de queimadas é crime, sendo que a Lei 9.605/1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, estabelece sanções penais e administrativas aplicadas a condutas que causem danos ao meio ambiente, A legislação visa proteger a fauna, a flora, os recursos naturais e o património cultural, prevendo penas como multas, detenção e prestação de serviços à comunidade.
Proteja a vida, não pratique queimadas e, em caso de emergência, ligue 193.

Fonte: Pelotão do Corpo de Bombeiros de Guaxupé
No data was found