Cotidianas
- Guaxupé
Detentos transformam artesanato em gesto de cuidado e doam bonecos à Prefeitura de Guaxupé (MG)
19 de dezembro de 2025
Produção artesanal em amigurumi, desenvolvida no Presídio de Guaxupé e Guaranésia, será destinada às creches municipais.
O amigurumi é uma técnica de artesanato de origem japonesa que utiliza crochê ou tricô para criar pequenos bonecos, como bichos de pelúcia e personagens. O próprio nome vem da junção das palavras “ami” (malha) e “nuigurumi” (boneco de pelúcia), reforçando o caráter manual, delicado e simbólico de cada peça produzida.
A iniciativa integra ações de ressocialização desenvolvidas na unidade prisional, vinculada à 18ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp/MG).
O projeto conta com a direção do presídio de Gustavo Henrique Rodrigues Moreno Silva e Acácio Donizetti Alcantara de Melo, tendo como responsável o policial penal Alan Luís da Silva Magalhães.
Mais do que objetos, os bonecos representam uma oportunidade de reconstrução de caminhos. Durante o processo de produção, os participantes desenvolvem habilidades manuais, concentração e senso de responsabilidade, além de estabelecerem uma conexão direta com a comunidade externa, especialmente com o público infantil. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé, que fará a destinação das peças às unidades de ensino infantil.
Entre pontos cuidadosamente alinhados e cores vibrantes, o projeto mostra que iniciativas simples podem gerar impactos profundos, aproximando realidades distintas e criando novas possibilidades a partir do trabalho, da empatia, humanidade e da chance de recomeçar.