Educação
- Guaxupé
Estudantes de Guaxupé ampliam conhecimentos sobre o setor cafeeiro
18 de junho de 2025
Ação inclusiva e participativa, une município e estado em prol da educação com o projeto Vivenciando a Prática – Café.
Nos dias 15, 21 e 28 de maio, estudantes do 9º ano da E.E. Dr. Benedito Leite Ribeiro participaram de visitas educativas à Exportadora de Café Guaxupé. A ação integra o projeto Vivenciando a Prática – Café, uma parceria entre a Associação De Olho no Material Escolar, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e a Exportadora de Café Guaxupé.
O objetivo da visita, foi proporcionar aos alunos e professores, uma imersão no universo do agronegócio cafeeiro. Em sala de aula, eles assistem a vídeos sobre produção, torrefação e exportação do café. Na Exportadora de Café Guaxupé, conhecem, na prática, o que aprenderam em sala de aula.
Mais do que fortalecer o vínculo entre cidade e campo, a iniciativa busca valorizar a identidade regional. O Sul de Minas Gerais é uma das principais regiões produtoras de café do país, e Guaxupé tem sua história, economia e cultura fortemente ligadas ao café.
O Brasil, por sua vez, é o maior produtor e exportador do grão no mundo. Segundo o Cecafé, em 2024 o país bateu recorde anual de exportações, com o embarque de 50,443 milhões de sacas de café arábica e robusta para 116 países.Ao evidenciar a importância do café para a economia local e global, o projeto amplia as perspectivas dos estudantes, apresentando futuras oportunidades profissionais em diferentes áreas da cadeia produtiva. Para incentivar a reflexão crítica e a expressão escrita dos conhecimentos adquiridos, foi criado um Concurso de Redação que premiará os melhores textos produzidos pelos alunos.
Para a secretária de Educação, Aline Monteiro Melo Ribeiro, a visita é uma verdadeira aula de identidade, pertencimento e futuro. Quando os alunos, têm a oportunidade de vivenciar de perto o caminho que o café percorre – desde a produção até a exportação para o mundo – passam a entender que Guaxupé não é só a cidade onde vivem, mas um território com importância global. Isso desperta orgulho, senso de responsabilidade e também novas possibilidades de sonho: muitos saem dali enxergando que podem ser engenheiros, gestores, empreendedores ou pesquisadores ligados àquilo que já faz parte da nossa história. É o tipo de experiência que conecta a escola com a vida real, pontuou Aline.
Sobre o Cecafé: fundado em 1999, o CECAFÉ, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 139 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 95% de todo o café verde embarcado para 133 países.
Sobre a De Olho no Material Escolar: organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que busca a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do ensino pautado em evidências científicas, conectado com a vivência prática e focado nos resultados da aprendizagem, para que as futuras gerações desenvolvam plenamente seu potencial e tenham oportunidade de uma vida produtiva e próspera.
Sobre a Exportadora de Café Guaxupé: com mais de 50 anos de história, a Exportadora Guaxupé tem se consolidado como um exemplo de excelência e inovação no setor cafeeiro. Atua como elo entre produtores brasileiros e importadores de diversos países. Possui serviços especializados e equipe preparada para orientar seus parceiros com um forte compromisso de unir as capacidades do produtor e as exigências do mercado internacional, sempre respeitando às normas sociais, ambientais e comerciais que regem o setor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Guaxupé