Política
- Guaxupé
Falta de neuropediatra na rede pública de saúde de Guaxupé é criticada no pequeno expediente
22 de novembro de 2023
Presidente da Câmara, Danilo Martins expôs reclamação de uma mãe de uma criança com TDAH.
O presidente da Câmara de Guaxupé, Danilo Martins, utilizou a tribuna durante o pequeno expediente na 18ª Sessão Legislativa Ordinária, para falar sobre a situação das mães que precisam de atendimento neuropediátrico para seus filhos e não encontram esse serviço na cidade. Ele relatou o caso de uma mãe que procurou sua ajuda, pois o médico do município diagnosticou seu filho com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e recomendou que ela buscasse um especialista em neurologia infantil. No entanto, a mãe não conseguiu marcar uma consulta com um neuropediatra.
Danilo disse que fez um ofício à Secretaria de Saúde solicitando uma solução para o problema, mas não obteve resposta concreta. Ele cobrou uma posição da Secretaria da saúde e disse que fez perguntas sobre o município ter ou não ter o neuropediatra.
“O meu filho foi diagnosticado já com TDAH, e quem deu o diagnóstico foi um neurologista, não foi neuropediatra, então, o que eu quero dizer com isso, se não há um neuropediatra, se não há uma solução paliativa para gente atender essa mãe que está preocupada, porque, de repente, o filho precisa ser medicado, existem casos que precisam ser medicados, enfim, não sou eu que vou dizer isso, e foi o médico do município, o médico do município está mal orientado? Está encaminhando as pessoas para um médico que não existe? Tem como buscar esse serviço fora? A demanda é alta, baixa, tem como credenciar? Justifica contratar? Eu quero uma resposta, essa mãe precisa de uma resposta.”, argumentou Danilo.
O Presidente irá tomar providências para que, se não houver o profissional necessário para casos como esse, a situação seja solucionada.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Guaxupé