Pular para o conteúdo

Cotidianas

- Guaxupé

Filme Cinemas de Rua de Guaxupé será exibido nesta sexta (17), na Rede Minas.

16 de maio de 2024

Documentário gravado na cidade mineira é um dos três títulos exibidos no programa Faixa de Cinema especial com obras selecionadas pela Mostra Cinemas do Brasil

O filme “Cinemas de rua de Guaxupé”, dirigido por Eudaldo Monção Jr., será exibido pela primeira vez no programa Faixa de Cinema da Rede Minas, nesta sexta-feira (17). O documentário faz parte da 4ª edição da Mostra Cinemas do Brasil e destaca a história dos cinemas de rua no país.

O filme aborda a trajetória do Cine Theatro São Carlos, fundado no final dos anos 40, e do Cine 14 Bis, inaugurado em 2000, ambos em Guaxupé. Com imagens e fotos da época áurea desses espaços, o documentário resgata a importância cultural e social dos cinemas na cidade do interior de Minas Gerais.

Além de “Cinemas de rua de Guaxupé”, a programação inclui o documentário “O desaparecimento dos cinemas de rua no Rio de Janeiro”, de Thassia Liz, que retrata a história dos cinemas de rua na capital fluminense, desde o período efervescente até a resistência dos poucos que ainda restam. Também será exibida a ficção “Apolo”, de Paulo de Sá Vieira, que narra a rotina de um projecionista de cinema e uma estranha relação com um antigo frequentador.

A Mostra Cinemas do Brasil, que teve início no final de abril, apresenta filmes documentais, experimentais e ficcionais que destacam os cinemas de rua do país. O evento acontece em formato presencial e virtual, em diversas cidades brasileiras e no exterior.

Não perca a exibição do programa Faixa de Cinema nesta sexta-feira (17), às 22h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria Rede Minas