Pular para o conteúdo

Polícia & Bombeiros

Golpe: Vítimas de 4 cidades do sudoeste de Minas perdem dinheiro com anúncios falsos

23 de julho de 2023

Acompanhe a matéria em vídeo logo em seguida

  • Uma mulher de Jacuí, caiu em um golpe no Instagram quando viu uma publicação de uma amiga dizendo que ela poderia dobrar o dinheiro da mulher se ela fizesse um PIX para a conta de uma outra pessoa. A mulher transferiu R$ 200 para a conta, mas logo depois percebeu que havia sido enganada e a conta da amiga havia sido rackeada.
  • Um homem de São Sebastião do Paraíso, foi até Monte Santo de Minas para comprar uma betoneira que viu anunciada na internet. A vítima viu o equipamento e decidiu comprar e fez o pagamento para o golpista e ao tentar retirar a betoneira percebeu que o vendedor não havia recebido e perdeu 1.300,00 reais.
  • Guaxupé: Um homem de Guaxupé, Minas Gerais, viu um anúncio de uma motocicleta à venda no Facebook. Ele entrou em contato com o vendedor e verificou a motocicleta e resolveu ficar com a mesma pelo valor de 3 mil reais, realizando o pix para duas contas no valor de 1.500,00 reais cada. Ao conversar com o vendedor percebeu que o pagamento foi realizado para outras pessoas e não para o vendedor.
  • Muzambinho: Em Muzambinho, a vítima viu um anúncio de um carro à venda no Facebook. Ela entrou em contato com o vendedor e eles combinaram um encontro para ver o veículo. A vítima gostou do carro e fez transferências para uma terceira pessoa sem conversar com o vendedor e perdeu R$ 8.000. O dono do carro informou que colocou o veículo para vender por 14.500,00 reais e que não recebeu nenhum pagamento e que não iria entregar o veículo, foi quando perceberam que era golpe.

É importante estar ciente dos golpes que estão acontecendo online e tomar medidas para se proteger. Aqui estão algumas dicas para evitar ser vítima de um golpe:

  • Nunca faça um pagamento para alguém que você não conhece pessoalmente.
  • Não compartilhe suas informações pessoais, como seu número de cartão de crédito ou senha, com ninguém que você não conheça pessoalmente.
  • Tenha cuidado com os anúncios que parecem bons demais para ser verdade.
  • Se você estiver pensando em comprar algo online, pesquise o vendedor antes de fazer qualquer pagamento.
  • Se você achar que foi vítima de um golpe, denuncie à polícia e ao seu banco.

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a proteger seus dados e seu dinheiro.