Política
Governo Municipal busca apoio da CBF para projeto esportivo em Guaxupé
14 de fevereiro de 2022
Projeto “Gol do Brasil” visa receber crianças e adolescentes por todo o Brasil com a qualidade Confederação Brasileira de Futebol como referência
Representantes do Governo Municipal estiveram no Rio de Janeiro, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em busca de parceria para a implantação do Projeto “Gol do Brasil” em Guaxupé.
A ideia de trazer para a cidade o projeto surgiu depois de reuniões sobre planejamento esportivo com a Presidente da Sociedade Esportiva Guaxupé, Rosemeri Benicio. “É um compromisso desta gestão da Esportiva cuidar da base. Esse convênio é a materialização de nossos esforços no investimento dos atletas do futuro, que certamente refletirá na composição dos futuros times profissionais da Esportiva”, explicou a presidente dos Tigres de Minas.
As tratativas foram então levadas ao Prefeito Dr Heber Quintella, que prontamente ofereceu apoio. “O esporte está intimamente ligado a saúde e por isso terá sempre o meu apoio. A criança que pratica esportes tem inúmeros benefícios associados ao seu bem-estar. Além disso projetos como este incentivam o convívio dessas crianças com outras de sua idade trazendo também benefícios sociais e emocionais”, disse o Prefeito.
No dia 07 de outubro de 2021, o Diretor Municipal de Esportes Murilo Gallate, o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo Marcos Buled, a Presidente da Sociedade Esportiva Guaxupé Rosemeri Benicio e o Vice-Presidente da Sociedade Esportiva Guaxupé, Mário Lopes, foram até a sede da CBF, no Rio de Janeiro, para firmar a parceria. Nessa reunião, foi apresentada pelo Secretário, toda a estrutura do município para receber o projeto, sendo bem aceito pelos diretores que os receberam na ocasião. “Guaxupé está capacitada para receber este e muitos outros projetos. O nosso trabalho é sempre voltado para a vinda de boas iniciativas que beneficiem todas as parcelas da população”, pontuou Marcos Buléd.
O projeto Gol do Brasil tem como diferencial receber crianças e adolescentes por todo o Brasil com a qualidade CBF como referência, aplicando a metodologia CBF Social que utiliza o futebol como instrumento privilegiado de mobilização para propiciar educação, saúde, proteção integral e promoção da cidadania. O principal objetivo é proporcionar uma compreensão diferenciada das questões comportamentais em áreas de vulnerabilidade social promovendo desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. “A CBF Social estimula e capacita lideranças das Federações, Entidades Governamentais e Comunidades, para auxiliar a formação de crianças e jovens para vida. Atendendo até 240 atletas desde a categoria sub07 até o sub17, nos gêneros masculino e feminino, o projeto conta com treinos duas vezes por semana, buscando a socialização entre crianças e adolescentes, além de assistir e apoiar atletas com alta taxa de vulnerabilidade” ressaltou o Diretor Municipal de Esportes Murilo Gallatte.
Após a Copa do Mundo de 2014, na qual o Brasil foi sede, a FIFA destinou à CBF verbas para serem utilizadas em projetos sociais pelo país, assim como é feito em todos países que sediam uma Copa. E partir disso foi instaurado o Projeto Gol do Brasil. Hoje a CBF atende 10 Federações Estaduais com o Projeto Gol do Brasil, além de 15 municípios.
