Pular para o conteúdo

Cotidianas

- Guaxupé

Guaxupé conta com diversos canais de acolhimento para pessoas em situação de rua

11 de março de 2025

Secretaria de Desenvolvimento Social disponibiliza, juntamente com instituições parceiras, o acolhimento de qualquer cidadão que aceite ajuda.

A vulnerabilidade social é uma realidade que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Um exemplo desta condição são as pessoas em situação de rua. Os motivos que levam alguém a viver nas ruas são diversos e, na maioria das vezes, resultam da combinação de fatores como desemprego, rupturas familiares, dependência química e problemas de saúde mental.  O preconceito e a marginalização dificultam a reintegração à sociedade, tornando ainda mais desafiadora a busca por oportunidades de mudança de vida.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social reafirma seu compromisso com a população em situação de rua, oferecendo diversos canais de acolhimento e atendimento para garantir proteção e dignidade. Com uma rede de serviços especializada e o apoio dos parceiros, a secretaria busca proporcionar apoio social, assistência psicológica e encaminhamentos para reinserção na sociedade.
Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibiliza canais de atendimento, permitindo que qualquer cidadão possa acionar as equipes especializadas sempre que identificar alguém necessitando de ajuda. Entre as iniciativas disponíveis estão a oferta de passagens para que o cidadão retorne para sua cidade e reencontre sua família e o atendimento em equipamentos como  o CRAS, CREAS, entre outros benefícios eventuais.  Qualquer pessoa pode ajudar, contactando através dos telefones 3559 1138 (CREAS) e 3551 0929 (Bom Pastor). As instituições parceiras também estão, 24 horas por dia, à disposição da população. A responsável por este trabalho em Guaxupé é a Associação dos Servos Bom Pastor que conta com:
-Serviço Especializado em Abordagem Social (busca ativa da população em situação de rua)
-Serviço de Acolhimento para homem em situação de rua. (Parceria com a Associação dos Servos Bom Pastor)
-Casa de passagem para pessoas em situação de rua (parceria com Associação dos Servos Bom Pastor)
-Serviço de acolhimento para mulheres em situação de rua (Parceria com Associação dos Servos Bom Pastor)
O objetivo é garantir o acolhimento de forma humanizada e eficaz. “A Secretaria reforça que o acolhimento é um compromisso coletivo e incentiva a população a colaborar, contribuindo para a inclusão social de todos. A melhor maneira de ajudar uma pessoa nesta situação é entrar em contato conosco para que o trabalho profissional e sério que a equipe realiza chegue até quem precisa”, pontuou a secretária da pasta, Renata Fernandes
Vale ressaltar que o direito de ir e vir é garantido pela Constituição Federal do Brasil, no artigo 5º, inciso XV, que estabelece que “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”. Esse direito se aplica a todos, inclusive em situação de rua, ou seja, para que o acolhimento aconteça é necessário que a pessoa queira e aceite ajuda.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaxupé