Pular para o conteúdo

Polícia & Bombeiros

GUAXUPÉ- Mais um resgate animal realizado pelo Corpo de Bombeiros

24 de abril de 2021

No fim da manhã deste sábado, 24 de abril, por volta de 11h40m, a equipe de Salvamento Terrestre do 4º Pelotão de Bombeiros foi acionada para resgate de um gambá/Cuíca que havia ficado preso dentro de uma balde de ração em uma residência no Bairro Bela Vista II, em Guaxupé.

FOTO divulgação Corpo de Bombeiros

FOTO divulgação Corpo de Bombeiros

O animal foi resgatado sem ferimentos e solto em mata nativa pela equipe de bombeiros.

 

Os gambás (Didelphis sp.) são comumente conhecidos por diversos mitos, como seu suposto perigo para o homem e seu mal cheiro, QUE SÃO INFORMAÇÕES FALSAS.

 

Eles não são como as jaritatacas, que soltam os famosos jatos de odor forte. O cheiro do gambá serve para marcar território e só representam perigo quando ameaçados, como qualquer outro animal.

A falta de conhecimento sobre a importância desses animais faz com que esses acabem sofrendo pela ignorância de muitos, sendo assassinados em vários casos.

Os gambás têm no seu sangue substâncias que inibem o veneno de escorpiões e cobras, como jararacas, corais e cascavéis, o que os torna ótimos predadores desses.

E, mais, os gambás podem ser responsáveis por um novo soro que ajuda no tratamento dessas picadas: as proteínas do sangue deles bloqueiam os efeitos locais, como hemorragia e edema.

Além disso, ajudam no controle de espécies consideradas pragas na agricultura, como insetos e roedores, evitando um desequilíbrio na cadeia alimentar do ecossistema.

Além disso, os gambás têm grande importância para a flora, pois são grandes dispersores de sementes que são liberadas em suas fezes.

É notável a importância ecológica dos gambás, e é importante a divulgação dessas informações, para que cada vez mais pessoas possam saber do importante papel que esses animais possuem no ambiente.

Portanto, caso encontre algum em sua residência, não maltrate ne mate o animal e acione o Corpo de Bombeiros través do tri dígito de emergência 193: esse número, salva vidas.

Bombeiro: seu amigo certo das horas incertas.