
Cotidianas
- Guaxupé
I Fórum Municipal da Pessoa com Surdez é realizado em Guaxupé (MG)
28 de abril de 2025
Evento foi promovido pela AADG em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMDEF e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O I Fórum Municipal da Pessoa com Surdez de Guaxupé foi um sucesso. Realizado pela Associação de Apoio aos Deficientes de Guaxupé – AADG, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMDEF e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento ocorreu no dia 25 de abril, das 8h às 12h, na Estação Cultural da Fepasa, em comemoração ao Dia Nacional da Educação de Surdos, celebrado em 23 de abril, última quarta-feira. Tendo como Tema Central: “Onde estamos na corrente do tempo – “Eu, enquanto profissional, estou realmente habilitado para atender a Comunidade Surda?”, o fórum reforça o compromisso do município, de realizar políticas públicas de acessibilidade e inclusão. 0 evento foi concebido com objetivos claros e essenciais, como:
– Conhecer os direitos do deficiente auditivo;
– Registrar com a ajuda da comunidade surda, o sinal em Libras da cidade de Guaxupé;
– Sugerir a inclusão da disciplina de Libras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I;
– Sugerir que o Pronto Atendimento médico da Santa Casa, tenha um monitor para que a pessoa com surdez, veja o seu nome, nome do médico e qual sala deverá comparecer;
– Sugerir Cursos de Libras nos setores públicos, fins de atender a pessoa com surdez;
– Conhecer o nome das empresas e a quantidade de profissionais habilitados para realizar videochamada com a pessoa com surdez no Brasil;
A realização do Fórum reforça a importância da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão. A chamada Lei de Libras determina que o poder público promova a difusão e o uso da Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para a comunidade surda. Um dos destaques do evento, foi a entrega do Hino de Guaxupé (acessível em Libras). Com letra de Jarbas Bayeux e melodia de Vicente Prado, a tradução foi possível, graças a parceria com o Núcleo de Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais – Napne, do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, representado pelos professores o Professores Jonas e Juliano.
O Prefeito Jarbinhas , parabenizou a iniciativa e reconheceu a importância, de ter o Hino de Guaxupé acessível em libras e frisou o quanto ações dessa natureza, aproxima nossa sociedade de um futuro mais humano, mais consciente e mais igualitário. “Que este seja o primeiro de muitos encontros em prol da inclusão. Tenho repetido em todos os fóruns, que inclusão não é favor, é direito.”
Para um dos diretores da AADG , Carlos Magno de Souza, além de ser um exemplo de amor ao próximo, o fórum foi “ um divisor de águas para os surdos do município, alcançarem daqui para frente, grandes objetivos para a sociedade deficiente em geral ” afirma o militar da reserva, que completa: “Os surdos de Alfenas, Alterosa, São José do Rio Pardo, e São Sebastiao do Paraíso, ficaram encantados com o Prof. Reginaldo Silva, nosso palestrante, conhecido de todos pelas redes sociais ou até mesmo, por terem sidos sabatinados por ele, durante a certificação para trabalharem como interpretes.”
Magno destacou também, que os participantes demonstraram satisfação em saber que o Prefeito Jarbinhas, apoia firmemente a AADG e admiraram a Estação Cultural – FEPASA, o café da manhã, e a forma com que foram recebidos, até o término do evento, com o almoço servido na AADG, segundo ele com simplicidade, mas com muito amor a todos.
A Secretária de Educação Aline Monteiro Melo Ribeiro, em sua fala, emocionou a todos, com seu testemunho como professora formadora, de alguns alunos ali presentes. Demonstrando preocupação com essas crianças em sala de aula, Aline comprometeu-se em praticar políticas públicas na sua pasta, que viabilizem melhor qualidade de vida a todos.
Para o Presidente da AADG Carlos Alberto Pallos, foi dado o primeiro passo. O sucesso deve-se principalmente, pela presença dos alunos das escolas públicas e privadas, tanto do presente, quanto do futuro. Carlinhos, como é conhecido, falou da importância do evento, agradeceu aos participantes de outras cidades, e reafirmou o compromisso da instituição que preside, em tratar os assistidos com respeito.
Fonte: Prefeitura Municipal de Guaxupé
