Pular para o conteúdo

Polícia & Bombeiros

Chefe de Gabinete acusado de participar de QUADRILHA DE EXPLOSÃO de banco em JACUÍ é exonerado

27 de junho de 2022

O Chefe de Gabinete da cidade de Jacuí, Carlos Henrique Baquião, teve sua exoneração confirmada na manhã desta segunda 27/06, após ter sido preso no último sábado, acusado de participar de uma quadrilha de explosão a bancos.

A Prefeitura publicou uma nota de esclarecimento sobre os fatos.

Nota:

“ A Prefeitura Municipal de Jacuí, vem ao público se manifestar a cerca dos fatos envolvendo o Sr. Carlos Henrique Baquião, ex chefe do gabinete municipal.

Apesar da gravidade dos fatos, registramos que quando do exercício de suas funções, o ex servidor municipal, nunca apresentou histórico ou comportamento que pudesse indicar á administração a propensão para o cometimento de suposto ato, até mesmo porque, tem-se que o mesmo foi vereador da Câmara Municipal de Jacuí por três mandatos eletivos consecutivos, representando a população de jacuí por 12 anos (2004/2015).

Por fim, reafirmamos que a Administração Municipal tem plena confiança nos órgãos competentes, na apuração dos fatos em questão.

Sempre pautada pelos princípios da legalidade, moralidade e transparência, a Prefeitura de Jacuí, permanecerá a disposição para o que for necessário”.

​ Carlos Henrique Baquião,  foi preso na manhã deste sábado 25/06 durante cumprimento de mandado de prisão, realizado pela Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso, onde dois homens foram presos por participar de uma quadrilha, que no dia 08 de abril de 2021, invadiram a cidade fortemente armados e explodiram os caixas eletrônico em Jacuí. Durante a fuga, trocaram tiro com a polícia e um dos assaltantes, foi alvejado e no mesmo dia, foi encontrado morto dentro de um carro abandonado na zona rural.

De acordo com a Polícia Civil, a partir daí foi dado início aos trabalhos de investigações e parte da quadrilha foi presa no estado de São Paulo. E foi constatado a participação de duas pessoas da região, que prestaram todo apoio logístico aos assaltantes, mandando fotos da agência e levantamentos.

No dia do roubo, ainda recepcionaram a quadrilha antes da ação, deram abrigo e auxiliaram na fuga após a explosão, sendo um deles o chefe de Gabinete Carlos Henrique Baquião.