
Cotidianas
Lei Nº 2.871 de 12 de agosto 2021 PROÍBE em GUAXUPÉ fogos de artifício
26 de novembro de 2022
A lei já existe desde o dia 12 a agosto de 2021 e os moradores ainda insistem em soltar fogos.
Durante as datas comemorativas de finais de ano, além dos jogos da copa, os moradores insistem em soltar fogos de artifício em formas de comemoração.
No entanto esse tipo de comemoração, além de ser uma prática perigosa, pois existem relatos de vários acidentes envolvendo fogos de artifício, também ocasionam vários problemas a idosos acamados que sofrem com o barulho.
Também causa sofrimento a crianças autistas que por terem uma hipersensibilidade a sons, o que fazem que elas escutem esses barulhos e ruídos de uma só vez provocando uma sobrecarga aos sentidos, ao mesmo tempo ocasionando crises como choros e instabilidade emocional e comportamental.
Sem falar nos cães, que também possuem uma audição mais aguçada que os seres humanos. E diferentemente de nós, os cachorros não sabe distinguir a origem do estrondo. Portanto, é natural que o associem a algum perigo, fiquem assustados e queiram fugir.
Não seria necessária uma lei que cobrasse, desde que as pessoas tivessem a consciência do fato, mas como ainda insistem em casos deste tipo, em Guaxupé desde o dia 12 de agosto de 2021 está em vigor a lei Nº 2.871 , que prevê providencias por parte das autoridades e até multa em caso de insistência.
Então em caso de fogos de artifício, cobrem as autoridades, tais com Guarda Municipal, que saberá como direcionar a denúncia aos outros órgãos de segurança pública.
