Saúde
LEVANTAMENTO DO ÍNDICE RÁPIDO DO AEDES AEGYPTI NO INÍCIO DE MARÇO APONTA MÉDIO RISCO
27 de março de 2021
LEVANTAMENTO DO ÍNDICE RÁPIDO DO AEDES AEGYPTI NO INÍCIO DE MARÇO APONTA MÉDIO RISCO.
O Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) analisou entre os dias 08 e 13 de março de 2021, 20 amostras de água parada, coletadas pelos agentes de vetores da Prefeitura de Guaxupé, em visitas.
Destas, 16 foram positivas e 04 negativas, em um total de 1314 imóveis visitados. O resultado apontou como médio o risco de proliferação do Aedes na cidade.
Os bairros que mais apresentaram amostras positivas para o Aedes aegypti foram: Jardim Vera Cruz, Jardim Planalto, Bracildo Ricciardi, Parque dos Municípios 1, Nossa Senhora das Dores, Jardim América, Jardim Morada do Sol, Alto Alegre, Parque Do Lago e Colméia.
Para minimizar o problema, é preciso sempre um cuidado especial durante o período de chuvas intensas evitando, assim, a infestação do mosquito.
“Os cuidados precisam ser constantes, ainda mais nesse período de chuvas intensas. Toda a população precisa fazer a sua parte e olhar o seu quintal, evitando deixar utensílios que possam favorecer o acúmulo de água, o que favorece a proliferação do Aedes”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde: Jurema Cristina dos Santos Peres.
A Vigilância em Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses trabalha intensamente no cuidado com das áreas mais expostas, conhecidos como pontos estratégicos da cidade e, ainda, borracharias, ferro velho e todas aquelas áreas nas quais foram detectados focos durante a realização do LIRAa.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3551-2719, diretamente na Vigilância em Saúde.