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Cotidianas

Mais de 84% dos comerciantes investirão nas redes sociais para vender mais no Dia dos Namorados

5 de junho de 2025

Pesquisa Expectativa de Vendas Namorados 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, mostra que 45,4% dos comerciantes mineiros afetados pela data esperam vender mais neste ano em comparação com o ano passado. Para 38,7% deles, as vendas serão iguais às de junho de 2025 e 15,8% avaliam que serão piores. Mais de 84% dos comerciantes vão investir nas redes sociais, Instagram, WhatsApp e Facebook para incentivarem as compras dos clientes.
Os motivos da boa expectativa do empresário para o Dia dos Namorados são, nesta ordem: otimismo/esperança, 44,2%, valor afetivo da data, 38,8% e ações promocionais, 20,9%. Entre os comerciantes que esperam vendas piores, as justificativas apresentadas foram: crise econômica, 40,0% e consumidor mais cauteloso, 26,7%. A estimativa de 49% das empresas ouvidas é que o presente tenha valor entre 70,00 e 200,00 este ano.
De acordo com 73,6% dos comerciantes, as compras serão à vista, com destaque para o pix, 27,6%, cartão de crédito à vista, 24,8%, débito à vista, 10,5% e dinheiro, 1,7%. Para 30,1%, as compras deverão ser no cartão de crédito parcelado.
A Pesquisa Expectativa de Vendas Namorados 2025 ouviu 421 empresas de todas as regiões do estado entre os dias 08 e 19 de maio. A região Central de Minas é a que demonstra ter mais impacto nos negócios com a data com a adesão de 83,3% dos estabelecimentos comerciais; em seguida vem a Noroeste, com 77,5%.
A aposta nas divulgações dos produtos para estimular as vendas é admitida por 84,6% dos comerciantes com destaque absoluto para as redes sociais, com 83,1% investindo no Instagram, 68,2% no WhatsApp e 24,8% no Facebook. Depois das redes sociais, a escolha de divulgação por meio do rádio é a opção de 9,5% seguida por boca-a-boca, 4,5%.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “Entre as empresas impactadas pela data, as expectativas de melhores vendas são promissoras, o valor afetivo da data, o otimismo e a esperança dos empresários contribuem para que os 45,4% dos comerciantes mineiros acreditem que as vendas serão melhores que no ano passado. Para impulsionar as vendas a adoção de ações como atendimento diferenciado, promoções e divulgações via Instagram, Whatsapp e Facebook é de extrema importância e possui grande influência no volume de vendas. De acordo com o Business Education Trainer da Meta Felipe Ventura, 99% dos brasileiros possuem whatsapp. Os empresários que souberem aproveitar as oportunidades para divulgar, comunicar/fidelizar e vender os seus produtos por meio das ferramentas digitais, poderão promover melhores resultados financeiros e estratégicos em suas empresas” esclarece Gonçalves.
As empresas que fazem vendas online correspondem a 67,5% do total e 90,7% delas comercializam seus produtos no WhatsApp.
Conforme a pesquisa, 47,6% das empresas avaliam que os clientes vão às compras na Semana do Dia dos Namorados, sendo que 81,1% já receberam todas as encomendas e já estão preparadas para o período de vendas da data.

Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.