
Cotidianas
Monte Santo de Minas decreta LUTO OFICIAL por 3 dias em virtude da morte do ator monte-santense Milton Gonçalves
31 de maio de 2022
O ator e diretor era natural de Monte Santo de Minas e morreu aos 88 anos.

A Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas, decretou nessa segunda feira 30 de maio, 3 dias de luto oficial em virtude da morte do ator e diretor Milton Gonçalves.
Milton que era reconhecido, nacional e internacionalmente por sua brilhante carreira como ator, era natural de Monte Santo de Minas e em suas histórias, sempre levava o nome da cidade mineira.
Inclusive em um livro publicado pela escritora Elaine Pereira Rocha, no livro “Milton Gonçalves: memórias histórias de um ator afro-brasileiro” ele cita:
“Eu sou mineiro. Eu nasci numa cidadezinha no interior de Minas, mais chegada a São Paulo do que ao estado de Minas, chamada Monte Santo, que é perto de Guaranésia, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso. Meus pais eram catadores de café. Literalmente catadores de café. Eu tenho na minha memória algumas imagens de quando eu era menino, de três, quatro, cinco anos de idade, em que meus pais mudaram para a capital São Paulo, em busca de uma melhoria evidentemente. Meu pai lá foi ser pedreiro, auxiliar de pedreiro, minha mãe obviamente, foi ser empregada doméstica, lavadeira de roupas. E eu me lembro que a gente andava pra cima e pra baixo”, disse Milton.
Milton também cita algumas lembranças de sua vida.
“Eu me recordo de pouca coisa de Monte Santo. Mas me lembro que pessoas se referiam à minha família como o “o povo de Xambá”! (…) Eu me lembro pouco de meu pai com a minha mãe. Eles brigavam muito. Eu não me lembro muito bem. Um dia, eu estava com uns seis ou sete anos, trabalhando numa quitanda. Eu ficava ali na frente, tomava conta das frutas do português pra ninguém roubar. Meu pai apareceu e me disse: ‘Tô indo embora’! E foi. Eu o encontrei uns trinta anos depois”, disse o ator no depoimento.
