Pular para o conteúdo

Saúde

- Bom Jesus da Penha

Municípios da região vão receber doses de vacina contra a dengue

6 de maio de 2024

A loja ABC da Construção possui as melhores ofertas e promoções semanais para construir ou reformar. São diversos itens com preços acessíveis, para deixar qualquer ambiente mais sofisticado. ABC da construção fica na Av. Ver. Nelson Elias, 1355 na entrada de Guaxupé, no Japy. Tel/whats (35)3406-2497.

Nova Resende e Bom Jesus da Penha fazem parte da SRS de Passos e vão receber doses da vacina.

Nove municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos foram contemplados pelo Ministério da Saúde (MS) na ampliação da distribuição da vacina contra a dengue. A partir desta segunda-feira, 6/5, a rede de frio da SRS Passos vai disponibilizar para os municípios selecionados um total de 3.113 doses do imunizante, que serão destinadas à vacinação de crianças de 10 a 14 anos de idade.

Os critérios utilizados para escolha dos municípios foram definidos pelo Ministério da Saúde: ter população acima de 100 mil habitantes; alta incidência de dengue; casos graves e hospitalizados e óbitos.

O município de Passos, com população acima de 100 mil habitantes, receberá 1.689 doses do imunizante. Para as demais cidades selecionadas, as doses serão distribuídas da seguintes forma: Alpinópolis (267), Bom Jesus da Penha (69), Carmo do Rio Claro (312), Fortaleza de Minas (52), Itaú de Minas (205), Nova Resende (271) , São João Batista do Glória (108) e São José da Barra (140).

Para alinhamento das estratégias de imunização que orientam a vacinação, a Coordenadoria Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou uma reunião por meio de plataforma virtual com as referências regional e municipais de imunização na quinta-feira (2/5).

A referência técnica de Imunização da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, destaca que a estratégia recomendada aos municípios é de iniciar a campanha de vacinação nas crianças nas faixas de 10 e 11 anos e ampliar até 14 anos, de acordo com a adesão e disponibilidade de doses.

“A disponibilização da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo um ganho para a população devido ao aumento da incidência e gravidade dos casos”, disse Sueli Veloso.

A referência técnica da SRS Passos ressalta também que, apesar da contribuição que a vacina irá trazer para reduzir os casos da doença, as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, devem ser continuamente realizadas pelas equipes de controle vetorial municipais, com participação das comunidades locais.

De acordo com o painel de arboviroses do Ministério da Saúde, Bom Jesus da Penha tem 107 casos confirmados de Dengue. Nova Resende tem 362 casos confirmados da doença e um óbito em investigação.

Fonte: Ascom SRS Passos