Pular para o conteúdo

Cotidianas

- Guaxupé

Palmeiras do Palácio da Justiça de Guaxupé devem ser cortadas até o mês de maio

12 de março de 2024

Ao menos três palmeiras apresentam comprometimento estrutural e serão cortadas pelo Corpo de Bombeiros de Guaxupé.

O presidente da Câmara, Danilo Martins, reuniu-se com o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, Tenente Pereira, acompanhado pelo Soldado Lima, e o diretor administrativo Gustavo Calil, para tratar sobre o corte de três palmeiras imperiais do jardim do Palácio da Justiça “Dr. Antônio Costa Monteiro Netto”. Segundo laudo da Secretaria de Meio Ambiente de Guaxupé, as palmáceas demonstram início de comprometimento fitossanitário e estrutural. A vistoria das plantas acontece no dia 04 de dezembro de 2023. Além do corte das palmeiras, a reunião também tratou de outros assuntos.

Durante o encontro, ficou definido que as palmeiras serão cortadas pelos bombeiros até o mês de maio deste ano, antes do início do período de estiagem. A Câmara de Guaxupé ficará responsável pela contratação de um guindaste e por solicitar as autorizações de fechamento do trânsito visando a segurança dos munícipes.

Em abril de 2021 aconteceu o corte de duas palmeiras no entorno do prédio da Câmara. As plantas cortadas apresentavam riscos para quem passava pelo local. Já em fevereiro de 2023, a folha de uma das palmeiras caiu e atingiu um veículo estacionado, que ficou danificado.


O Plano Diretor de Guaxupé não permite o plantio deste tipo de árvore, visto não serem adequadas e apresentarem riscos para a urbanização.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Guaxupé