Pular para o conteúdo

Cotidianas

- Guaxupé

Parceria entre associações de pequenos produtores rurais e cooperativa do mercado justo é realizada no Sudoeste de Minas

12 de fevereiro de 2024

Associações de pequenos produtores da agricultura familiar e cooperativa do mercado justo unem forças para fortalecer a região Sudoeste de Minas. Na semana, de 08 e 09 de Fevereiro de 2024, ocorreram visitas técnicas e reuniões que marcaram o início de uma nova Cafeicultura e uma nova era para a produção de café na região. A Associação de Cafeicultores da região Sudoeste de Minas e a Cooperativa Coopernovarum e (APCEMB) Associação dos Produtores de Café de Monte Belo e Região, selaram sua parceria, enquanto a Cooperativa Coopernovarum, de Nova Resende, tornou-se o primeiro membro do mercado de Comércio Justo a incooporação a região Sudoeste de Minas.

A reunião entre a APCEMB e a Associação de Cafeicultores da região Sudoeste de Minas foi um momento histórico, com representantes compartilhando suas trajetórias e objetivos relacionados à Indicação Geográfica de Procedência. A adesão oficial da APCEMB à Região Sudoeste de Minas fortalece a região e consolida a união entre essas instituições representativas se tornando a primeira Associação a ser associado a região.

Já a Coopernovarun alcançou um marco importante ao se tornar o primeiro membro do Comércio Justo com a junção na região Sudoeste de Minas. A cooperativa, que conta com 140 membros, dedica-se à produção de café de alta qualidade e tem um compromisso sólido com o comércio justo.

Essas parcerias têm como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da produção de café de qualidade e sustentabilidade na região, combinando governança efetiva e qualidade dos cafés produzidos. Além disso, elas fortalecem a reputação da região Sudoeste de Minas como produtora de cafés especiais e impulsionam o crescimento e sucesso da indústria cafeeira nacional região.

“Estamos animados com os resultados que essa união trará e comemoramos os sucessos que estão por vir! Juntos, podemos construir um futuro brilhante para o café da região Sudoeste de Minas, beneficiando os produtores, promovendo práticas sustentáveis e proporcionando aos apreciadores de café uma experiência única e deliciosa.”