Cotidianas
Prefeitura de Cabo Verde começa a exigir passaporte da vacina para serviços e estabelecimentos públicos
23 de novembro de 2021
O passaporte será exigido para todos os serviços prestados pela prefeitura ou que utilizem de espaços públicos para a prática de esportes ou realização de eventos. O transporte público não poderá ser utilizado por quem não comprovar a vacinação contra a Covid-19.
FONTE G1Sul de Minas
A Prefeitura de Cabo Verde está criando medidas para evitar a propagação da Covid-19 no município. Uma das medidas foi a instituição do passaporte da vacina para acesso a estabelecimentos e serviços públicos na cidade, incluindo o transporte coletivo. Além disso, o município está pedindo para que os moradores procurem a sala de vacinas para se imunizarem contra a doença.
A decisão foi publicada por meio de um decreto nas redes sociais da prefeitura. O passaporte será exigido para todos os serviços prestados pela prefeitura ou que utilizem de espaços públicos para a prática de esportes ou realização de eventos.
A prefeitura também informou que deixará de disponibilizar transporte público aos cidadãos que não comprovarem que estão em dia com a vacinação contra a Covid-19. A exceção é para as pessoas que precisarem de transporte público em situações de urgência e emergência.
Segundo a prefeitura, o passaporte deverá ser apresentado por meio da Carteira de Vacinação digital ou fisicamente. A carteira deve estar carimbada e assinada pelos profissionais da saúde.
Além disso, o decreto afirma que irá apurar a vacinação contra a Covid-19 por parte dos servidores municipais. A determinação é válida apenas para estabelecimentos e serviços públicos, porém a prefeitura recomenda que os estabelecimentos comerciais que operam em ambiente fechado, como casas de shows, restaurantes e afins, passem a exigir o comprovante de vacinação.
O decreto já está em vigor no município.
Estímulo à vacinação
A Prefeitura de Cabo Verde divulgou um comunicado nas redes sociais pedindo para que as pessoas se vacinem contra a Covid-19. O comunicado foi publicado no sábado (20).
De acordo com a prefeitura, seis pacientes da cidade precisaram ser transferidos para hospitais da região nos últimos dias, sendo que três deles não tomaram a vacina contra a Covid-19.
Até o momento, mais de 9,8 mil pessoas receberam a 1ª ou a dose única. Destas, pouco mais de 7,4 mil foram imunizados com a 2ª dose e 990 receberam dose de reforço. Segundo a prefeitura, os imunizantes estão disponíveis na sala de vacinas do município.
No início do mês, o município suspendeu as aulas presenciais da rede municipal e estadual. O decreto vale até o dia 31 de dezembro. As aulas até lá seguem em formato online.
Covid-19 em Cabo Verde
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, a cidade tem 835 casos confirmados por Covid-19, sendo que três foram confirmados nas últimas 24h. Até o momento, 18 mortes pela doença foram registradas na cidade.