Cotidianas
- Guaxupé
PREFEITURA DE GUAXUPÉ REALIZA O LANÇAMENTO DO PROTOCOLO “NÃO É NÃO” E ENTREGA DO SELO MULHERES SEGURAS
29 de agosto de 2025
Iniciativa une poder público, empresas e sociedade civil para ampliar a proteção e o respeito às mulheres em Guaxupé.
O evento contou com apresentações culturais, falas de autoridades e a assinatura do decreto de regulamentação do protocolo, realizada pelo prefeito Jarbas Corrêa Filho. A medida institui, de forma oficial, a aplicação da Lei Municipal nº 3.228, de autoria da vereadora Maria José Cyrino. A noite foi marcada pela união entre poder público, sociedade civil e instituições privadas em prol de um único objetivo: garantir segurança, dignidade e respeito a todas as mulheres guaxupeanas.
Ao oficializar o protocolo, o prefeito Jarbas Corrêa Filho ressaltou: “Essa lei é um avanço importante na proteção e no respeito à mulher, pois estabelece medidas de prevenção ao constrangimento e à violência em ambientes de lazer, bares, restaurantes, eventos e espaços públicos da nossa cidade [..]. Queremos com essa ação, responsabilizar os estabelecimentos para que adotem procedimentos eficazes contra qualquer tipo de violência ou assédio. A mensagem é simples, mas poderosa: não é não. E quando uma mulher disser não, esse direito precisa ser imediatamente respeitado. Nosso governo continuará trabalhando em políticas públicas que garantam mais segurança, igualdade e justiça social para todas e todos.” Lembra o prefeito.
Ainda no evento, a primeira instituição contemplada com o Selo Mulheres Seguras foi o Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG), representado pela reitora Luciana Angelino Gonçalves Clemente, que em 2025 completa de atividades.
A assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Bianka Herculano, ressaltou a importância do momento para a cidade: “O evento de ontem é um grande marco na história de nossa cidade. Estamos dando um passo muito importante ao colocar o protocolo em prática. Queremos que as mulheres da nossa cidade se sintam realmente protegidas e seguras. Essa parceria entre poder público, empresas e instituições tende a gerar bons resultados e, claro, alcançar nosso maior objetivo, que é um cenário seguro para nossas mulheres, com a redução da violência e do assédio, seja ele físico ou psicológico.”
Com o lançamento do protocolo e a entrega do selo, tivemos um dia histórico que representou o início de um caminho que seguirá sendo fortalecido em Guaxupé. A Prefeitura de Guaxupé, reforça o propósito de ampliar a proteção e garantir que cada mulher possa exercer plenamente seus direitos, viver com liberdade e ser reconhecida em sua dignidade.
Acesse o site www.guaxupe.mg.gov.br e vá na galeria de fotos, para ver imagens do evento.
