
Cotidianas
- Guaxupé
Prefeitura de Guaxupé viabiliza formação em educação inclusiva com foco na comunidade surda
4 de junho de 2025
Compromisso assumido pela Secretária Aline Monteiro no Fórum Da Surdez começa a valer.
O evento teve como objetivo fortalecer o atendimento e a inclusão da comunidade surda de Guaxupé e região, concretizando um compromisso firmado em maio, durante a Primeira Conferência da Pessoa Surda.
A palestra central foi ministrada pelo Professor Jonas Bento de Godoi, que é Mestre em Educação e possui pós-graduações em Tradução e Interpretação de Libras e em Educação Especial. Ele é professor efetivo no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Muzambinho, e pesquisa sobre a formação e atuação de intérpretes educacionais.
Para garantir o acesso à comunicação e promover a inclusão, o evento contou com a atuação dos Intérpretes de Libras: Ingrid dos Santos Lopes e Juliano Gustavo Vieira Strabeli.
A Secretária de Educação, Aline Monteiro, destacou que a parceria é “fundamental para fortalecer o atendimento e a inclusão da comunidade surda de Guaxupé e região” e que a inclusão na educação é uma prioridade da gestão.
Durante a formação, foram abordados desafios como a falta de domínio da Libras pelos profissionais da educação e a necessidade de formação específica e continuada para professores, equipes diretivas e outros profissionais envolvidos no contexto escolar. O Professor Jonas também propôs a criação de um Conselho Municipal de Inclusão, com a participação de pessoas da comunidade surda, profissionais da educação e representantes da sociedade civil, um projeto que já conta com o apoio da cooperativa de café do município.
A Língua Brasileira de Sinais, Libras, foi enfatizada como um instrumento de cidadania, que permite a milhares de brasileiros surdos acessar o conhecimento, construir vínculos e exercer seus direitos. Cada criança tem o direito de aprender em sua língua e de participar ativamente da vida escolar, garantindo que a criança surda seja vista, ouvida e valorizada. A escola, ao abrir-se à Libras, declara: “Você pertence”.
O evento foi recebido com entusiasmo pelos educadores, que saíram motivados e inspirados. O que se viu foram as cadeiras do teatro tomadas de entusiasmo! “Nosso sincero agradecimento ao professor Jonas e aos intérpretes: Ingrid e Juliano, por compartilharem seus conhecimentos com tanta sensibilidade, e a todas os educadores da rede, que mais uma vez demonstraram dedicação e compromisso com a educação inclusiva”, finalizou o prefeito Jarbinhas.
A Secretaria de Educação de Guaxupé reitera seu compromisso com a construção de uma educação mais justa, acessível e humana, onde as barreiras comunicativas sejam derrubadas e a escola seja, de fato, para todos.
