Pular para o conteúdo

Educação

- Guaxupé

Secretaria de Educação de Guaxupé realiza III Encontro de Saberes Inclusivos

11 de abril de 2024

A loja ABC da Construção possui as melhores ofertas e promoções semanais para construir ou reformar. São diversos itens com preços acessíveis, para deixar qualquer ambiente mais sofisticado. ABC da construção fica na Av. Ver. Nelson Elias, 1355 na entrada de Guaxupé, no Japy. Tel/whats (35)3406-2497.

Palestra para profissionais da educação faz parte do Programa de Formação da rede municipal e parceira

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no Teatro Arlete Souza Mendes, na noite do dia 08/04, segunda-feira, o III Encontro de Saberes Inclusivos. Os professores da rede municipal e parceira participaram de mais este evento que faz parte do Programa de Formação Continuada relacionado à Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.

Sandra Costa, Secretária de Educação, acolheu a todos relembrando os temas dos “Encontros de Saberes Inclusivos”:
2022 – “Inclusão Escolar, para além da acessibilidade e respeito” com a palestrante Josiana Hertel.
2023 – “Autismo, um espectro de possibilidades”, palestra de Michelly Bassos.

O tema deste ano foi “Integração e Inclusão Escolar: relações com a prática da acessibilidade”. A palestrante Eliane de Souza Ramos é professora, fonoaudióloga, doutora em Educação pela UNICAMP, atua, desde 2006, como assessora de redes municipais, é formadora de professores do Proepre (Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Científicas relacionados à temática da Inclusão.

O objetivo deste encontro foi auxiliar os professores a conhecerem e identificarem quais barreiras podem estar impedindo a criança com deficiência de ter acesso, participação e desenvolvimento nas atividades escolares. Eliane Ramos descreveu as barreiras físicas/estruturais/arquitetônicas, barreiras atitudinais, barreiras comunicacionais, barreiras no ensino e no acesso aos recursos didático-pedagógicos. Ela apresentou exemplos de como acontecem estas barreiras e como eliminá-las. A plateia participou atentamente das reflexões que a palestrante propiciou para que haja maior acessibilidade para todos. Eliane também explicou sobre o desenvolvimento da percepção sensorial das crianças (função cerebral que envolve os sentidos — tato, paladar, olfato, audição, visão, o sistema vestibular e proprioceptivo) e o quanto estes conhecimentos são importante para que os professores possam entender as necessidades sensoriais das crianças com deficiência e ajudá-las a evitar crises, angústias e desconfortos.

A Secretária de Educação, Sandra Costa, realizou também o lançamento da 4ª edição da Revista Educação em Ação e enalteceu o trabalho de toda a rede municipal e parceira que estará descrito neste referencial de estudos. Informou que nesta quinta-feira, dia 11/04, haverá mais uma formação para as equipes de apoio da inclusão escolar.

A Coordenadora de Apoio Educacional Especializado, Sulima Somaggio, explicou que “as práticas pedagógicas para promover a acessibilidade de todas as crianças são modificadas por meio de reflexões como as que foram feitas neste encontro”.

Neste mês Abril, a Secretaria de Educação, juntamente com todas as escolas municipais e parceiras, famílias das crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), estão desenvolvendo o Projeto Institucional “Abril Azul”. O objetivo é conscientizar a sociedade, em especial a comunidade escolar, sobre a importância de incluir as pessoas com autismo. Informar é a melhor forma de combater o preconceito, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Será realizado ao longo do mês de abril inúmeras ações para trazer visibilidade ao TEA. Afinal, uma sociedade mais consciente é também menos preconceituosa e mais inclusiva.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaxupé