Polícia & Bombeiros
- Passos
Tentativa de sequestro contra um bebê em Passos foi apurada como falsa comunicação de crime
11 de novembro de 2025
Veja a nota da Polícia Civil sobre o caso:
POLÍCIA CIVIL APURA COMUNICAÇÃO FALSA DE CRIME DE SEQUESTRO TENTADO
A Polícia Civil de Minas Gerais esclarece que, no dia 7 de novembro de 2025, passou a circular nas redes sociais a informação de que um bebê de quatro meses teria sido vítima de tentativa de sequestro na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, em Passos/MG.
A investigação teve prioridade imediata. Após diligências, oitivas e análise técnica dos elementos colhidos, foi apurado, de maneira conclusiva, nesta data (11/11/2025), que o fato não ocorreu, sendo o registro enquadrado como comunicação falsa de crime, conforme prevê o artigo 340 do Código Penal. Demais detalhes da investigação permanecerão sob sigilo.
A Polícia Civil alerta que a divulgação precipitada e irresponsável de informações não verificadas pode provocar pânico injustificado e desviar recursos investigativos de fatos graves e reais. No caso em questão, a disseminação da notícia falsa ocasionou ampla preocupação na população regional.
Recomenda-se que apenas informações divulgadas em notas oficiais sejam consideradas como verdadeiras, evitando o compartilhamento de conteúdos não verificados, especialmente em redes sociais.
A Polícia Civil também esclarece que não há registros confirmados de sequestros ou tentativas de sequestros de crianças na cidade, e que as mensagens que circularam recentemente nesse sentido configuram fake news.
Por fim, a instituição informa que irá identificar e responsabilizar aqueles que criaram e disseminaram as informações falsas, e reforça a importância da colaboração da população, por meio do Disque-Denúncia Anônima 181.